A criatividade não é um dom, como muitas pessoas pensam. Esse potencial é inerente ao ser humano. No entanto, ainda não existe uma fórmula ou passos certeiros para desenvolver uma ideia criativa. O que prevalece, em certos casos, são princípios que norteiam e direcionam para a evolução das ideias. No último post do blog, o Fred, nosso diretor criativo, comentou detalhadamente como esse processo criativo funciona aqui na Tátil. Além disso, conversamos com três táteis de diferentes especialidades para conhecer o aprendizado pessoal de cada um, sobre o desenvolvimento de ideias, na área em que atuam. Procuramos entender como eles se organizam e vencem a tal “miopia de projeto”. Vem conhecer algumas dicas e quem sabe, elas podem te ajudar a botar um plano que está na gaveta em prática:

As palavras sob uma nova perspectiva

A Ana Cunha, redatora, explicou que na área de conteúdo, muitas vezes os textos têm que ser materializados através de um processo fundamentado no branding, no cruzamento de ideias, criando metáforas e analogias. Sua dica pessoal para fluir o desenvolvimento dos textos e fugir do lugar comum é traçar um roteiro por onde vai caminhar e depois que já sabe qual será a conclusão, ela começa a escrever: “Eu acho que você tem que olhar para o tema por um outro ângulo. Antes de começar a escrever eu faço um brainstorming com equipe ou até mesmo sozinha. Depois eu tento fazer costuras interessantes, é como seu eu tecesse um universo de possibilidades”, completou.

Ideias colocadas no papel podem destravar outras ideias

O Caê Silva, designer de produto, acredita que para seguir o caminho criativo, as ideias devem ser colocadas em prática, caso contrário, elas podem estar na cabeça apenas travando outras. Ele ainda comentou sobre a importância das referências para ter um bom repertório nas criações “A gente não vai fazer aquilo que a gente pesquisa. Geralmente olhamos as referências para pegar detalhe de uma e detalhe de outra, conceito de um, e no meio disso, adquirimos repertório para fazer uma coisa nova”.

Exercitando a criatividade

O Gabriel Cardoso, da área digital, destacou os nossos processos de imersão, para exercitar a criatividade em cima de um desafio de uma marca: “um caso recente foi o workshop olfativo de Riô, onde a galera interagiu com o contexto da marca, como ela cria, etc”. Sobre a criação de conteúdo para redes sociais, ele comentou que a primeira etapa da produção é pesquisar sobre o assunto que será abordado. Depois, ele sintetiza o principal aprendizado de tudo que leu para criar textos concisos que sejam disruptivos sobre o tema.]]>